Comprar um imóvel | Saiba por que este é um bom negócio

Alugar ou comprar? Muitos brasileiros têm essa dúvida, que frequentemente bate na porta dos que pretendem se casar ou que estão em crescimento profissional.


Na grande maioria das vezes, comprar um imóvel será a melhor opção. Veja alguns motivos.

Você sempre precisará de um lar
Independente da idade, todas as pessoas precisam de um lar. O imóvel é um investimento que sempre terá sua utilidade garantida. A grande questão é saber quando e como comprar. “Fazer contas para saber se é mais vantajoso comprar ou alugar é bom para uma empresa, mas não para uma família. Independentemente do que acontecer, a família vai precisar de um teto todo santo dia”, diz o consultor financeiro Mauro Calil.

O aluguel pode ser um risco para você e sua família. Em média, o tempo de contrato é de 30 meses, que podem ser estendidos caso o mesmo seja renovado. No entanto, caso o contrato expire, você será forçado a deixar o imóvel dentro do prazo de um mês. Isso pode causar muitos problemas, abalando toda a sua vida.

Para começar, procurar e achar um bom imóvel provavelmente consumirá muito tempo. Um ou dois meses podem não ser suficientes para que você ache uma boa solução. No final do processo você pode ser forçado a alugar um imóvel de qualidade inferior ao interior e que talvez não atenda às necessidades de sua família. Além disso, a localização pode não ser compatível com sua rotina, longe do trabalho ou da instituição de ensino que você ou seus filhos frequentam.

Independência
Se você aluga um imóvel, é dependente. Precisa da imobiliária, está sujeito às vontades do proprietário e pode ter muitas dores de cabeça se fizer o negócio com as pessoas erradas. Se, por exemplo, o locador se envolver em algum processo judicial que comprometa os bens, você pode ser afetado, mesmo sem ter nada a ver com o caso.

Claro, há situações em que alugar pode ser a melhor opção. Se você é novo e possui planos de mudar de cidade ou ainda está em fase de crescimento profissional, comprar um imóvel pode limitar bastante suas decisões, pois você ficaria preso ao local. No entanto, se você já pensa em estabelecer família e possui objetivos mais seguros, comprar é a melhor opção.

Sua casa, suas regras
A decoração e reforma de sua casa depende exclusivamente de você. Não é necessário pedir autorização do dono para fazer mudanças, que, por sinal, ficarão naquela casa e não poderão ser reaproveitadas por você. Negociar um abatimento no aluguel por conta de reformas pode causar dores de cabeça.

Estabilidade
Pagar o financiamento por vários anos pode ser tão complicado quanto, ou até mesmo pior que depender do aluguel, mas isso é por pouco tempo. Aos poucos as parcelas sofrem uma diminuição no valor.

“Uma das grandes seguranças da aposentadoria é ter um imóvel próprio. Se você financia em 30 anos, o ideal é que o imóvel esteja quitado quando a aposentadoria começar. Aquele bem se torna parte do patrimônio da família e acaba ficando para os filhos, o que já é um conforto para os pais”, conta Luiz Krempel, planejador financeiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).

Além disso, ter o seu próprio imóvel dá uma estabilidade financeira que será aproveitada na maturidade. No caso de algum problema de grande proporção, há a possibilidade de vender o imóvel e comprar um menor. De qualquer forma, este é um bem que pode ser passado para seus filhos que sempre será útil.

Avalie bem sua situação profissional e suas necessidades pessoais. Caso este seja o momento, entre em contato com corretores, imobiliária, bancos e comece a avaliar a situação do mercado.

Para encontrar os melhores imóveis de Feira de Santana e da região metropolitana, entre em contato conosco e consulte nossa tabela de preços e vendas.